
A prática leva a perfeição ou não?
Por que é tão difícil se aperfeiçoar em seu instrumento, embora você saiba que praticou? Infelizmente, o provérbio "prática leva a perfeição" não é sempre verdadeiro. Prática inadequada frequentemente leva a resultados pobres. Por que? Muitos de nós simplesmente não sabemos como praticar produtivamente. A avaliação seguinte dos princípios de prática fornecerá modos úteis para que você possa criar suas próprias sessões de prática produtiva.
1. Horários para praticar:
Quando é seu horário ideal? Se você se sentir mais disposto de manhã, prática matutino pode ser ideal. Se você sentir seu cume de energia à tarde ou de noite, pratique então. Você cansa facilmente quando você pratica? Divida seu tempo de prática em dois segmentos em vez de ter uma sessão de prática longa. Qualquer horário que você escolher deve ser consistente, e tentar praticar no mesmo horário, cinco ou seis dias por semana.
2. Local:
Quando você praticar, ache um quarto quieto onde você não será incomodado.4. Necessidades físicas:
Antes de você começa a praticar, beba água, tenha alguma fruta ou um lanche saudável para acelerar seu nível de açúcar no sangue. Se você se preparar fisicamente antes de começar a praticar, você perceberá que pode se concentrar mais facilmente, e você não interromperá sua prática para idas a cozinha ou ao banheiro. Tocar um instrumento musical não é uma experiência passiva. Você precisa de força e energia física para praticar adequadamente. Se você praticar quando cansado, você pode correr o risco de adquirir hábitos inadequados e erróneos.5. Duração da Sessão de Prática:
Quanto tempo você pratica todo dia é irrelevante. Quanto você realiza quando você pratica é o que conta. É óptimo seguir um tempo de prática marcada, mas se seu ritual diário de prática consiste em tocar pedaços repetidas vezes, durante vários minutos, fazendo com que você se disperse mentalmente, então você não deve estudar nestes momentos. É fácil reforçar enganos quando você não se concentra enquanto toca ou quando você pratica sem propósito ou enforque. Direccione-se para a prática de qualidade, e não na quantidade que só favorece o cansaço e a imperfeição.
6. Sessões de prática produtivas:
As sessões de prática estruturada são a chave para a prática produtiva. As sugestões seguintes ajudarão você a progredir, em vez de estacionar ou mesmo regredir, em seus momentos de estudos:
Aquecimento: Antes da prática, faça alongamentos: braços, mãos, dedos, ombros, pescoço e até pernas se você for praticar de pé. Cada sessão de prática deve começar tornando flexível e fortalecendo seus dedos através das escalas, dos exercícios, dos arpejos.
Pratique com Propósito: Tenha um ou mais objectivos todo tempo que você pratica. No princípio das sessões de prática, pergunte a você mesmo: "O que quero realizar hoje? Eu desejo melhorar algum trecho específico? Lentamente aprenda por partes um novo trecho de exercício ou melodia, toque com musicalidade, ou conserte alguns pontos do problema. Quando você pratica, seu enforque pode mudar enquanto você continua a analisar seu modo de tocar, com perguntas como: "Eu estou tocando afinado? O ritmo está correto? Que parte necessito exercitar mais?"
Observar Problemas: Às vezes, pode ser útil gravar seus estudos (fita ou vídeo) para definir problemas ao ouvir e/ou assistir a gravação. Se você estiver tendo dificuldade com uma passagem rápida, tente tocar lentamente esse trecho, então experimente com variações rítmicas: freqüentemente ajuda. Por exemplo, numa passagem rápida, em vez de tocá-la toda no mesmo tempo, tente: Longo-curto-longo-curto-longo-curto-longo etc. Então, inverta a seqüência e toque a passagem: Curta-longa-curta-longa-curta-longa-curta etc. Outra técnica de prática para passagens rápidas está em repetir rapidamente cada nota duas, três ou quatro vezes (por exemplo: d-d-d-d-a-a-a-a-c-c-c-c ?quase como se você estivesse tocando um trêmulo dobrado na mesma nota).
Musicalidade: Você está expressando-se com a música, ou você está repetindo mecanicamente notas de uma página impressa? Musicalidade: a habilidade de interpretar uma melodia com sentimento, é o que distingue a apresentação de um bom músico daquele que é automatizado. Precisa de idéias? Primeira, experimente estudar a música, antes de tocar, que está em suas mãos percebendo qual é a dinâmica, o estilo de tocar, e o tempo ou velocidade em que a música deve ser tocada. Você pode ganhar adicional interpretação e percepção, escutando gravações da mesma música tocada por artistas diferentes, ou por pesquisa à história do compositor, ou a era em que a música foi composta. Então, experimente! Tente frasear ou explore variações na produção do tom, no estilo e na intensidade. Memorizar uma parte também pode ajudar você a alcançar a liberdade de expressão. Uma vez que você sabe a música de cor, achará mais fácil interpretá-la no seu próprio estilo.
Relaxamento: No fim de cada sessão de prática, é sempre aconselhável alongar e depois relaxar os músculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário